7 passos simples de como fazer treinamento de atendimento ao cliente em seu restaurante

Blog
/ 23.maio.2019

Existem vários fatores que chamam a atenção do seu cliente quando ele entra pela primeira vez em seu estabelecimento. E um deles é a qualidade do atendimento oferecido. Vamos te mostrar 7 passos simples de como fazer treinamento de atendimento ao cliente em seu estabelecimento e te ajudar a pensar na forma correta de agir para qualificar o seu atendimento. O que está fazendo para aprimorar a sua equipe de acordo com as tendências?

Tão importante como a qualidade do alimento oferecido, a higienização do local e atrativos visuais em seu estabelecimento, são os seus funcionários. Qualifica-los não é tarefa fácil. Exige processos seletivos, treinamentos e atividades motivacionais oferecidas pela empresa. Abaixo, preparamos um manual básico para qualificar o atendimento em seu estabelecimento, melhorar a sua visibilidade perante os clientes, aumentar o seu lucro e diminuir a rotatividade de funcionários.

1. Treine sua equipe

A dica primordial é o treinamento de atendimento ao cliente especializado para equipes, garçons e garçonetes, funcionários do caixa e equipe de cozinha. Contratar uma equipe completa que atenda a proposta de cada segmento dentro da sua empresa faz toda diferença na produtividade e consequentemente no seu lucro. Cada contratado tem um perfil diferenciado, saber direcioná-los para sua área de engajamento requer atenção na seleção. Tendo esse cuidado, você contrata o funcionário certo, sem riscos de realizar trocas de equipes com frequência e acima de tudo, garante qualidade e aptidão aos treinamentos aplicados.

2. Aplique o manual de boas práticas

Lidando ou não diretamente com o cliente, é necessário que todos os funcionários estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa. Atender as necessidades do cliente não é tarefa fácil, o mercado está cada vez mais competitivo e consequentemente mais exigente. O cumprimento das Boas Práticas de Manipulação dos Alimentos, seguindo as noras sanitárias vigentes, garante um alimento de qualidade e sem contaminações. Atendente também é manipulador de alimentos!

3. Tenha um cardápio claro e objetivo

Saiba tudo sobre o seu cardápio, organize-o para que seu funcionário entenda perfeitamente e explique-o com segurança e transparência aos seus clientes. Apresente receitas originais que chamem a atenção, faça com que o seu funcionário aplique de forma coerente e atrativa.

Como se Adequar à Lei da Vigilância Sanitária do Jeito Certo!

4. Sincronize o atendimento das equipes

A sincronia do atendimento de todos os seus funcionários deve ser a mesma. A cozinha deve estar preparada para atender a demanda do estabelecimento, solicitada pelos atendentes, e o caixa para atender a quantidade de entrada e saída de clientes. Nos períodos de alta rotatividade de clientes fique atento a entrega do prato ao seu consumidor, a qualidade deve ser a mesma do início ao fim do funcionamento. Assim, você garante a visita constante de seu cliente.

5. Tenha canais de comunicação com o cliente

Mantenha sempre todos os canais de comunicação abertos aos clientes e faça com que seus funcionários apresentem isso de forma objetiva. Deixe sempre claro que as sugestões e críticas serão sempre bem-vindas pois serão eles os responsáveis por propagar a boa imagem do seu estabelecimento.

6. Ambiente limpo e agradável

O seu funcionário deve estar atento a qualquer necessidade do cliente dentro do seu estabelecimento. A limpeza deve ser um hábito aos olhos do seu cliente, mas agradá-lo em pequenos gestos e ser atencioso, faz com que ele crie e aperfeiçoe conceitos positivos sobre o seu estabelecimento. Um atendimento ruim ou sem interesse pode colocar todo o seu plano de funcionamento por água abaixo.  A perca de cliente levará o seu estabelecimento a falência. Perguntar sobre como está a temperatura do ambiente, explicações ou indicações do cardápio, se o local está confortável ou apenas um sorriso, é o essencial. Tudo isso ajuda a deixar o cliente satisfeito com o serviço prestado. Cliente satisfeito sempre volta, pois ele lembrará da sua marca e das experiências vivenciadas ali.

7. Motive a sua equipe

Como dono de um negócio, você sabe que a motivação de um funcionário é essencial. Trabalhar em áreas de alimentação de fato é visto como um serviço puxado, principalmente pelos finais de semana e feriados. Mostre ao seu funcionário de forma positiva pontos de melhoria do seu trabalho, satisfação pelo serviço que ele está prestando e pelo tempo dedicado. Uma equipe motivada é notória em um ambiente. Ela se torna mais engajada e rentável ao seu negócio.

Seus funcionários sempre serão a essência do seu negócio. Crie laços positivos e motivacionais, assim você garante uma equipe disposta e qualificada em seu restaurante. E não se esqueça da dica principal. Contrate uma consultoria especializada para fazer treinamento de atendimento ao cliente em seu restaurante . Fazemos atendimento em Goiânia, Anápolis, Senadora Canedo e Aparecida de Goiânia. Quer saber mais sobre Treinamento que gera resultado?  temos várias dicas especiais em nosso blogue.

Como se Adequar à Lei da Vigilância Sanitária do Jeito Certo!

COMENTE PELO FACEBOOK

COMENTE NO BLOG